domingo, 15 de novembro de 2009

Is 5.1-23; 6.1-13 "Modelos de Crescimento de Igreja"

Sermão expositivo. Culto de Missões – 27-09-09
Igreja Batista Missionária de Campos Elíseos – Luiz Brito



Modelos de Crescimento de igreja

Isaias 5. 1-23

Parábola sobre a vinha.

v1. “...outeiro fértil...” Deus colocou sua vinha em uma terra fértil! Podemos olhar para o lado, e vermos a nossa volta pessoas que precisão de Deus, pessoas que são carentes de uma palavra, e não de uma simples palavra, mas da palavra de Deus.

v2.
A - “...e cercou...” Ou seja Ele protegeu, Deus têm protegido sua igreja.
B - “...limpou das pedras...” Ele limpou, ou seja, purificou sua igreja
C - “...plantou excelentes vides...” No contexto judaico, considera-se o povo judeu uma classe nobre, na tipologia da graça trata-se de um povo “honrado” ou “exaltado” por Deus.
D – “...edificou uma torre...” Naquele tempo quando o exercito inimigo queria destruir seu adversário não lutava primeiro contra sua infantaria, e sim destruía-se primeiro sua plantação afim de ocasionar uma crise antes do ataque, mas Deus colocou uma torre para guardar.
E – “...construiu nela um lagar...” Isso significa um córrego para evitar que pragas e pequenos animais ataque a plantação.
Deus cuidou de sua igreja, deu meios para que pudesse crescer e cumprir seu propósito, porém a igreja usou isso para produzir maus frutos.

Desenvolvimento:

v3. “...julgue entre mim e minha vinha...” Deus está fazendo citação daqueles que quando as coisas saem errado tentam culpar a Deus. Mas agora Ele diz: - Julguem, o erro foi de quem meu (Deus)?, ou de minha vinha (igreja)?.

v4. “...o que mais Eu poderia ter feito...” Deus fez de tudo para sua igreja, criou meios, abençoou de todas as formas, esperando que desse bons frutos, porém a sua própria igreja se voltou contra Deus, e produziu maus frutos.

v5 – 7. Deus profere juízo a sua vinha. Deus declara as conseqüências de se reger uma igreja relapsa, e que produz frutos amargos. E partindo daqui, Deus cita 7 meios que seu povo tem usado para encher as igrejas, e são meios eficientes, porém fora dos padrões de Deus, meios condenáveis para encher igrejas de pessoas vazias.
v8. Fala sobre o materialismo espiritual, sobre o modo como alguns têm usado a teologia da saúde e prosperidade, para atrair pessoas. Esse é um tipo de movimento, ou modelo de crescimento que realmente da certo, pois vemos os templos neopentecostais abarrotados de gestes, e todos nós olhamos para isso e dizemos: - eles frutificaram, porém Deus olha e diz: - Mas seu fruto é amargo.
v11 – 13. Fala sobre aqueles que utilizam da musica para encher suas igrejas, fazendo do culto um verdadeiro show. Quando falamos a este respeito temos que nos perguntar algumas coisas.

1. O que é um culto: Existe culto evangelístico?, ou culto destinado a atrair pessoas. Não deveria existir, pois se o culto é adoração e glorificação do Nome de Deus, quando nós fazemos culto para atrair pessoas, então o culto deixa de ser direcionado a Deus e passa a ser direcionado as pessoas na qual queremos atrair então há uma descaracterização do culto, e isso é totalmente fora dos padrões bíblicos.

2. Existe algum exemplo bíblico de musica para atrair pecadores: Não!!! Os pecadores são atraídos pela pregação da palavra de Deus, e precisamos confiar no método de Deus para propagação do Evangelho “A Pregação da Palavra”. Mas alguém pode nos dizer que a palavra está sendo pregado através da musica. Então precisamos ver outros dois pontos o que é musica e o que é a pregação.

Musica: - Aurélio – “Arte e ciência de combinar sons agradáveis aos ouvidos”. A musica tem uma finalidade importante em nossas vidas, e isso foi determinado por Deus. No inicio do mundo Deus iluminou pessoas para que suas artes se perpetuassem a toda a humanidade. Gn 4.20 Fala sobre um home que é chamado de pai de todos que criavam gado e terra.
Em Gn 4.22, Fala sobre outro homem que foi chamado pai de todos que trabalham com arte de ferro e cobre. Podemos dizer que refere-se à agricultura e industria, e vemos que são coisas fundamentais para a boa vivencia do homem na terra. Porém em Gn 4.21, fala sobre um que foi chamado pai dos que tocam harpas e órgãos. Então entendemos que a musica também é importante para a sociedade, assim como a agricultura e a indústria, a musica tem o seu espaço.
Não estamos aqui dizendo que o problema de usar musica para encher igrejas está relacionados aos mais distintos gêneros que tem sido usado hoje em dia, mesmo porque cremos que a adoração a Deus não se limita ao meu gosto musical. Então vimos o que é musica e sua importância, porem agora veremos o que é a pregação.

Pregação: Podemos resumir de forma muito breve e dinâmica o que é a pregação. “Ide por todo mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, batizando-as e ensinando-as” Jesus ordena que batizemos, e ensinemos, mas batizar sobre o que: e ensinar sobre o que: Batizar e ensinar sobre a pregação, e pregação do que: DO EVANGELHO. Podemos transliterar o nome evangelho como boas novas, porém o sentido desta palavra é muito profundo. Evangelho para batizar, trata-se de arrependimento, trata-se de reconhecimento de pecados, trata-se de morte para o mundo e aderir a uma nova vida para Deus, e será que a musica pode nos trazer a toda esta ciência: ensinar, trata-se de um processo de continua meditação, discipulado e aprendizado do que o Senhor Deus nos deixou como revelação para vivermos segundo os Seus pensamentos. Será que a musica pode sustentar as base de alguém desta forma?
O texto no v13 diz: “...meu povo será levado cativo, por falta de entendimento...” a musica não pode trazer o entendimento geral do que precisamos para reconhecer nossos pecados, nem tão pouco pode nos ensinar de forma nítida o que a bíblia nos fala sobre o caminho de santidade em que devemos seguir.

Ilustração:
“Um jovem consegue seu primeiro emprego aos 18 anos de idade, logo começa de desenvolver bem seu trabalho, e começa a ser notado por seu patrão. Que após um ano informa o jovem de que será promovido de suas funções. O jovem se alegra, pois está cheio de vigor, e era o que ele mais almejava. O jovem agora precisa passar por exames clínicos para que o R.H possa se certificar de que o jovem está apto para conduzir tal serviço. (O jovem esbanja saúde). Porém quando chega ao consultório, após a avaliação do médico, o Dr. Descobre que o jovem tem uma doença rara, e que em poucos meses ele irá fatalmente ao óbito. Porém o Dr. Fica muito embaraçado para lhe dar a noticia, afinal é uma noticia muito trágica, o Dr. Tem cerca de 80 anos, e precisa informar sobre uma doença mortal a um jovem de 19 anos. Então o Dr. Sai da sala chama um de seus assistentes, e lhe conta o caso. E diz: - Vai até minha sala de repouso, lá eu tenho uma guitarra com uma pedaleira digital e outra analógica, um cubo personalizado, tenho também microfones e um contrabaixo, ande vamos compor uma musica bem agitada, vamos compor um rock, ou quem sabe um reggae sobre a morte desse rapaz então nós faremos um show, pois assim conseguiremos lhe falar sobre sua morte”

Você deve estar se perguntando: o irmão Luiz é louco. Pois essa ilustração é absurda, nós nunca vimos ninguém agir desta forma. Mas com muita dor no coração eu lhes garanto que eu não só vi essa história acontecer, como tenho visto, nas muitas igrejas, os pastores, os pregadores, os ministros de louvor que deveriam anunciar e alertar a morte dos ímpios em seus próprios pecados, não o estão fazendo. Estão colando musica agitadas, rock, reggae e mascarando a mensagem de justiça do evangelho de Cristo.
É claro que não estamos falando de adoração, e sim de igrejas que tem enchido seus templos usando este método, (a musica). E muitos olham e dizem eles frutificaram! Mais Deus olha e diz: - seu fruto é amargo.
v18 – 19. Fala sobre os que colocam Deus contra parede, dizendo: - Eu determino esta cura, e se você não tem fé a cura será pela minha fé, por que Deus vai ter que curar.
Não precisamos gastar muito sobre este tópico, pois todos nós sabemos como as igrejas destes pastores do determinismo estão cheias, e nós olhamos e dizemos: eles frutificaram! Mas Deus olha e diz: - seu fruto é amargo!

v20. Fala dos lideres que encobrem pecados para benefícios próprios. Geralmente trazem celebridades ou pessoas de status e dizem: não isso não tem nada a ver, isso é normal, não tem problema. Então a mídia se volta para eles e suas igrejas ficam abarrotadas, e nós dizemos: eles frutificaram! Mas Deus olha e diz: seu fruto é amargo.

v21. Falam sobre propagar uma igreja com nomes de celebridades do conhecimento. Pr. Dr. PHD. Prof. Fulano. Isso também enche igrejas. Diplomas, e tantas coisas para enriquecimento do ego. E as pessoas olham e dizem: eles frutificaram! Mas Deus olha e diz: seu fruto é amargo.

v22. Fala dos que se embriagam em qualquer vento de doutrina, todo quanto o mercado religioso joga como sendo em alta, eles fazem. Mudam a liturgia do culto semanalmente conforme as demais igreja “grandes” estão fazendo. Se é campanha, então se faz campanha, se é testemunho, então se faz testemunhos, se é exorcismo, então se faz exorcismo. E a pratica litúrgica nunca é a mesma de forma que corre o risco de um membro ficar uma semana sem ir, e quando voltar ficar totalmente perdido, pois não sabe mais o que está acontecendo, não sabe mais se é a semana de Abraão, ou de Devi. E isso por incrível que pareça, também da o crescimento, e todos dizem: eles frutificaram! Mas Deus diz: seu fruto é amargo.

v23. São os que protegem pessoas por causa de seu status, ou por causa do seu dízimo. E também se enche porque as pessoas gostam de parecerem corretas, as pessoas gostam de ir a igreja e ver o seu pastor dizer que ela é uma benção, mesmo que seu testemunho diga o contrario. E as pessoas vão, para terem seu ego massageado, e as pessoas olham e vêm essas igrejas cheias e dizem: eles frutificaram! Mas Deus olha e diz: seu fruto é amargo!

Do verso 24 ao 30 Deus profere juízo a esses tipos de praticas para crescimento.
Isaias 6. 1-13


V1.
A – “No ano em que morreu o rei Uzias” Isaias fez questão de relatar, para nos mostrar que foi um ano difícil, um ano onde o povo estava a beira da crise, Deus estava proferindo juízo e o líder morre. Isso significa que são nos momentos difíceis que devemos buscar a Deus. Quantas vezes passamos por momentos difíceis em nossa caminhada, ou em nossa igreja, e até pensamos em aderir algum método fácil para o crescimento, pois o crescimento seria a solução de pelo menos 50% dos problemas financeiros, afinal seriam mais pessoas, mais rendas, mais dízimos. Mas são nas crises que Deus quer nos mostrar como devemos agir, e como devemos proceder para um crescimento santo e direcionado por Deus. Não crescimento de frutos amargos. Mais de frutos doces.

B – “...eu vi o Senhor” O processo de crescimento de igrejas começa pela visão. Hoje é natural que as grandes igrejas adotarem a palavra “visão” para crescimento, porém usam a palavra visão para identificar a ideologia de seus lideres, Visão de Cezar Castellanos, Visão do PaiPostolo Rene Terra Nova, Visão de Aluizio Silva, Visão de Valnice Milhomens e etc...
A visão na qual o profeta se refere é uma visão de Deus, totalmente pautada e baseada em sua Palavra (Sagradas Escrituras).

v2. Fala sobre Adoração, (duas asas para adoração e uma para serviço), em outra oportunidade falaremos mais profundo sobre as asas da adoração e veremos que muitas coisas que fazemos achando ser serviço refere-se diretamente a adoração. Adoração genuína, verdadeira, o culto é Cristocêntrico, é para gloria de Deus, não para o homem.

v5. Reconhecer nossa fragilidade e pacaminosidade, e que não importa o quanto eu saiba, ou seja instruído, ou bom administrador, a igreja depende de Deus para crescer. “eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento” É Deus quem atrai pecadores pela sua chamada eficaz.
v6 - 7. A necessidade da igreja ser limpa por Deus. Não podemos encobrir pecados, mas devemos instruir os membros deixarem ser limpos por Deus.
V8. A igreja deve obedecer ao chamado de Deus. Deve pregar, e pregar a palavra de Deus, sem mudança, sem variações, mas pura e simples.
E aqui Isaias está talvez como eu e você, muito motivado para cumprir o chamado de Deus e pregar o Evangelho.
V9 – 10. Porém aqui Deus diz a Isaias, assim como diz a sua igreja, você vai pregar, e eles não vão te ouvir. Eles não vão ouvir, vão rir de você, farão pouco caso de sua pregação.
Talvez Isaias tenha assim como eu ficado confuso. Primeiro o Senhor me fala que meu propósito é pregar, e eu o recebo de bom grado, depois o Senhor me diz que eu vou pregar e ninguém vai me ouvir!
E Isaias faz a pergunta que eu e você estamos nos fazendo agora:
V11. “Até quando, não me ouvirão” até quando nós vamos pregar sem sucesso, até quando nossas igrejas, terão poucos membros, até quando ficaremos em um templo catalogado como pequeno, recebendo nome de igrejinha, até quando. Até quando nossos jovens entregaram folhetos de evangelismo e em seu culto a noite, damos graças por todos os anciões presentes pois se não fosse por eles o culto teria apenas os jovens do coral, pois todo o grupo são compostos por estes. Até quando.
V11 – 12. Enquanto tiver fôlego, enquanto houver relva no campo, enquanto o sol brilhar, ou seja até que Eu venha! Você vai pregar, e não desista porque é difícil, não pare porque a igreja não vai encher de uma hora para outra.
V13 “Mas se ainda a décima parte dela ficar, tornará a ser pastada”. Deus está dizendo que sempre terão aqueles que darão credito a Sua palavra, Deus está falando dos escolhidos, Deus está dizendo para você que talvez esteja desanimado por fazer parte de uma igreja pequena, olhar para sua volta e ver que estão ao seu lado pessoas que Deus escolheu para fazer a sua obra, sendo seu povo, pessoas que não se entregaram as facilidades do falso evangelho, pessoas que entenderam o poder da pregação da palavra de Deus, e sua soberania no chamado incondicional de Deus.

Conclusão:


Não existe mágica no crescimento da igreja, existem métodos rápidos e desaprovados pela bíblia e existe o caminho descrito por Deus. E o caminho que Deus nos da para o crescimento é que nós devemos sair para pregar, e muitos, não vão nos ouvir. Mas sempre que houver conversões então nos lembraremos da aliança que Deus fez a nós, quando nos colocou em sua vinha, para darmos bons frutos, por meio do seu chamado.

Que Deus possa nos guiar ao caminho do crescimento conforme sua santa e fiel palavra, Amem!


Obs.: Baixe agora mesmo esta mensagem em PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Frases de Quem Sabia o que Falar!!!

  • Ao olhar-se no espelho de Romanos 3 verá que está descrito em termos nada louváveis à sua justiça própria, mas ali estará descrito como morto, guiado pelos espíritos malignos, distanciado de Deus, nas trevas, pecaminoso e condenado" (Elias Lopes)
  • “Se porventura conseguirmos atingir uma genuína compreensão desta Epístola [Romano], teremos aberto uma amplissima porta de acesso aos mais profundos tesouros da Escritura.” (João Calvino)
  • “Verdadeiro arrependimento é parar de pecar.” (Ambrósio)
  • "Só usamos o termo "Calvinista" como apelido...A doutrina que chamamos de Calvinismo, é a mesma que encontramos nos escritos de Agostinho, que é a mesma dos escritos do Apóstolo Paulo, que é a mesma ensinada por Cristo...o Calvinismo é o evangelho e nada mais" (Charles Spurgeon)
  • “Um simples cristão com a Bíblia na mão pode dizer que a maioria está errada.” (Francis Schaeffer)