quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Você Ama Sua Igreja?

Post do Pr. Ezequias Amancio, no Blog: Mensagens Bíblicas
DOMINGO, 29 DE NOVEMBRO DE 2009
Você Ama Sua Igreja?



“De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.” (I Coríntios 12.26).

Nossa igreja tem 17 anos nesse lugar. Somos parte de uma denominação que existe no Brasil há 138 anos e no mundo há 400 anos. Somos fruto do entendimento de que a Bíblia é o centro para a nossa vida. Devemos nossa história a vários mártires que não tem negociado a Palavra de Deus.

No histórico livro “o rasto de sangue”, J. M. Carrol apresenta as características das igrejas do Novo Testamento e em todas elas nós os BATISTAS temos a predominância.

01) Seu cabeça e fundador é Cristo. (Mateus 16.18; Colossenses 1.18)

02) Sua única regra de fé e prática é a Bíblia. (II Timóteo 3.15-17)

03) Seu nome é “igreja” e não “projeto”, “comunidade” ou “ministério”. (Mateus 16.18; Apocalipse 22.16)

04) Seu governo é democrático. (Mateus 2.24-28; Mateus 23.5-12)

05) Seus membros são pessoas salvas. (Efésios 2.21; I Pedro 2.5)

06) Suas ordenanças são o Batismo e a Ceia do Senhor. (Mateus 28.19-20)

07) Seus oficiais são pastores e diáconos. (I Timóteo 3.1-16)

08) Seu trabalho é pregar a salvação, batizando as pessoas, e cumprindo Mateus 28.16-20.

09) Seu plano financeiro são os dízimos e ofertas, ordenando que seus pastores sejam mantidos integralmente pela igreja. (I Coríntios 9.14)

10) Suas armas de combate são espirituais e não carnais. (II Coríntios 10.4; Efésios 6.10-20)

11) Sua independência em relação ao Estado. (Mateus 22.21)

Logo, pelas pesquisas de Carrol podemos afirmar com fortes bases históricas que não somente, mas principalmente os Batistas tem sido um grupo fiel e ligado com os valores verdadeiros do que se esperam dos Batistas. Com uma e outra exceção eu citaria os Congregacionais, Presbiterianos, Metodistas, Assembléia de Deus e algumas poucas outras igrejas que podem ser chamadas de verdadeiramente bíblicas.

E a pergunta que não quer calar: ao saber da historicidade e da biblicidade de sua igreja, você a ama?

Um abração.





4 comentários:

  1. voce ama sua igreja? a pergunta e objetiva, e a resposta parece simples...estou todos os dias na igreja, cumprimento cada membro, procuro alternativas para melhoras em todos os ambitos, tenho bom transito e boas amizades... o q quero mais? quero em primeiro plano, Deus no coraçao, procurar me sentir espiritualmente pronto pra Jesus, ter em minha familia, meu mundo, minha vida, ter em meu trabalho, meu sentido civil, ter nos amigos, um alento, e assunto de sobra para para receber e ser bem recebido por todos...o sentido de amar a sua igreja, vem naturalmente com sinonimo de otimismo, harmonia, bom estar, e relacionamento pleno com Deus, e uma empatia com todos q a frequentam....feliz daquele q cre na verdade infinita, pois tem no amor de Jesus, tudo q necessita....

    Eugenio Mendes

    ResponderExcluir
  2. Eu amo a minha igreja, não me sinto bem quando tem algo que visivelmente não é para cultuar e adorar nosso Deus, assim como também não fico bem quando no horário do culto se presta homenagem a pastor... dia das mães, ou outro evento qualquer.
    O pastor é o anjo da igreja, merece o amor das ovelhas e deve ser reconhecido mas,... o templo é do SENHOR!!!... Há que se ver o local que se possa colocar para o pastor, etc a homenagem das ovelhas. E NADA DEVE SER FEITO QUE TIRE A ATENÇÃO DA PREGAÇÃO...ADORAÇÃO. A igreja não é um teatro; quem vai tem que ter no seu coração o total querer aprender...crescer...adorar...cultuar a Deus, e nada além disso.
    Minha posição é radical... mas a Palavra também é radical no que diz respeito ao nosso relacionamento com o nosso Deus!

    ResponderExcluir
  3. Olá Irmão ou Irmão [Anônimo], Graça e Paz.

    Muito pertinente seu comentário. Pois vivemos tempos em que o culto a Deus tem se transformado em um verdadeiro Show de manifestações artísticas, e técnicas de retórica. Devemos batalhar pelo verdadeiro evangelho, para que a Palavra seja o centro do culto. Toda vez que criamos no culto um momento para homenagens, ou para atrair pessoas a fim de tornar nosso culto mais agradável, nós estamos tirando a centralidade de Deus e transferimos para aquele a quem queremos atrair, de forma que o culto deixa de ser espiritual e direcionado a Deus, para ser centrada no homem. O que é um erro grave, cometido pelos neopentecostais em nossos dias, e que infelizmente algumas igrejas históricas também têm caido nesse erro ao aderirem tal engano, modificando sua liturgia e aderindo modernidades para tornar seu culto mais agradável aos pecadores.

    "A apatia está por toda parte. Ninguém se preocupa em verificar se o que está sendo pregado é verdadeiro ou falso. Um sermão é um sermão, não importa o assunto; só que, quanto mais curto, melhor". (C. H. Spurgeon)

    Devemos voltar a centralidade do evangelho. Sola Scriptura!!!

    Que Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  4. É MELHOR LER E NÃO COMENTAR NADA, QUARDAR PARA NÓS MESMO OK.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Frases de Quem Sabia o que Falar!!!

  • Ao olhar-se no espelho de Romanos 3 verá que está descrito em termos nada louváveis à sua justiça própria, mas ali estará descrito como morto, guiado pelos espíritos malignos, distanciado de Deus, nas trevas, pecaminoso e condenado" (Elias Lopes)
  • “Se porventura conseguirmos atingir uma genuína compreensão desta Epístola [Romano], teremos aberto uma amplissima porta de acesso aos mais profundos tesouros da Escritura.” (João Calvino)
  • “Verdadeiro arrependimento é parar de pecar.” (Ambrósio)
  • "Só usamos o termo "Calvinista" como apelido...A doutrina que chamamos de Calvinismo, é a mesma que encontramos nos escritos de Agostinho, que é a mesma dos escritos do Apóstolo Paulo, que é a mesma ensinada por Cristo...o Calvinismo é o evangelho e nada mais" (Charles Spurgeon)
  • “Um simples cristão com a Bíblia na mão pode dizer que a maioria está errada.” (Francis Schaeffer)